sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Uma Grande Libertadora

Ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher! Com certeza você já deve estar familiarizado com essa frase, porém, sempre quando contadas as histórias desses grandes homens, suas grandes mulheres, tão importantes quanto, às vezes tem sua historia deixada de lado.
Porém hoje modificamos a frase e dizemos assim: Ao lado de um grande guerreiro , existe sempre uma grande guerreira, e é sobre uma grande guerreira, o nosso comentário aqui hoje, Dandara dos Palmares.

Dandara foi esposa e companheira de Zumbi dos Palmares. Hoje são completados 320 anos da morte do guerreiro, data que não foi esquecida e todo 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil. Com Zumbi, Dandara constituiu família e juntos tiveram 3 filhos; Motumbo, Harmódio e Aristogíton.


Não se sabe ao certo sobre o nascimento de Dandara, se foi no Brasil ou se veio criança da África, porém o que se sabe é que desde muito nova se juntou aos negros dos Palmares nas lutas contra os colonos; ela dominava bem a capoeira e participava das estratégias de resistência do quilombo, além de cuidar dos filhos e trabalhar na agricultura e caça.
Em 6 de fevereiro de 1694, em um ataque do exército dos colonos ao quilombo, Dandara foi encurralada, e sentenciou sua própria vida, atirando-se a um abismo, para não ser capturada e tornada escrava.
O nome de Dandara, nunca será esquecido! Sua morte foi um salto para a libertação de todas as negras e negros. Essa guerreira segue viva até hoje nos ideais de libertação e sempre seguirá em cada passo em busca de justiça e igualdade e liberdade do povo brasileiro.
VIVA DANDARA!   

Acima uma dica de leitura para conhecer mais sobre as histórias dessa grande guerreira.  Livro escrito pela autora feminista Jarid Arraes e ilustrado por Aline Valek.


Informação nunca é demais pesquise mais e vamos conhecer a fundo nossa verdadeira historia!

Aqui estão as fontes desse texto:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua critica e sua ideia! estamos na busca constante da evolução e sua participação 'e fundamental!