quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Novembro Negro


 Por conta do dia da consciência  negra, que é celebrado no dia 20 de novembro no Brasil, o penúltimo mês do ano leva a alcunha de Novembro Negro.

A data é marcante para a historia do nosso país, principalmente para os Afrodescendentes. O dia 20 de novembro foi escolhido como dia da consciência negra por ser  o mesmo dia da morte de Zumbi (no ano de 1695), último líder do Quilombo dos Palmares.
O dia marca a resistência negra contra a escravidão num passado recente e atualmente contra  a exclusão social e o preconceito ainda sofridos pelos Afrodescendentes.

"A cada novo 20 de novembro, Zumbi se espraia, amplia o seu território na consciência nacional, empurra para os subterrâneos da historia seus algozes  que foram travestidos de heróis". (Sueli Carneiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra).

Zumbi é sem duvida um marco e deve ser lembrado e exaltado sempre, porém, além do grande guerreiro dos palmares, grandes libertadores Negras e Negros compõem essa historia, e nesse mês de consciência, luta e liberdade, estaremos citando algumas dessas guerreiras e guerreiros, dando dicas de leituras, alem de músicas, artes e poemas sobre a cultura e resistência Afro-Brasileira.

Aqui então vai nossa primeira dica de leitura

Livro sobre a historia de Zumbi dos Palmares da coleção biblioteca Afro Brasileira

E uma música já postada aqui antes, mas que sempre merece destaque:



As referencias para esta postagem foram:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua critica e sua ideia! estamos na busca constante da evolução e sua participação 'e fundamental!