quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"Uma vida dedicada à defesa da população negra"

O titulo do texto, extraído do site prêmio Abdias do Nascimento, explica bem a que dedicou sua vida, esse grande brasileiro, que além de professor emérito da Universidade do Estado de Nova York,
dentre outras grandes universidades pelo mundo,  foi um grande ativista, sempre com o tema da cultura Negra, e com uma vida inteira dedicada a luta pelos direitos dos negros no Brasil e no mundo.

Abdias do Nascimento não é considerado a toa  um dos maiores pensadores da cultura negra no mundo. Além do título de professor e ativista dos direitos humanos e civis da população negra, era dramaturgo, ator, diretor, poeta, escritor, artista plástico e jornalista.


Em 1944, Abdias foi fundador e diretor do TEN ( Teatro Experimental Negro), que através da arte cênica reivindicava os direitos e a cultura do cidadão afro-descendente .
De 1945 a 1957 foram encenadas 20 peças que sempre seguiram essa temática.
Além do TEN,  ele foi pioneiro na criação de outras instituições: o MAN (Museu da Arte Negra) , o IPEAFRO ( Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros), foi também idealizador do MNU (Movimento Negro Unificado) e do Memorial Zumbi. Foi ativista em movimentos nacionais e internacionais, como A Negritude, o Pan-africanismo e a Frente Negra Brasileira. Abdias ficou exilado durante 10 anos nos Estados Unidos (1968-1978) e quando voltou exerceu os cargos de Deputado Federal e Senador pelo Estado de São Paulo.

Em 2006  criou o dia oficial da Consciência Negra no Brasil, fixando-o em 20 de novembro. 
No ano de 2009  foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por conta de sua defesa pelos direitos civis e humanos dos afrodescendentes no Brasil e na diáspora africana.
O Dia do Ativista é comemorado em 14 de março, data de nascimento de Abdias. 

Aqui fica apenas um resumo da história de vida deste grande brasileiro, tão importante para todos os cidadãos , principalmente os Afro-Brasileiros e a comunidade negra pelo mundo. 
Abdias nasceu em 14 de março de 1914 em Franca, São Paulo e faleceu  aos 97 anos em 24 de maio de 2011 na cidade do Rio de Janeiro. O seu legado continua firme e seu nome será sempre lembrado ao longo de toda a história. 


  
Este vídeo é um documentário sobre a vida de Abdias do Nascimento

Aqui, um pouco sobre esse Grande Brasileiro, que deve ser conhecido por todos.  Divulgue , compartilhe e pesquise mais!

As referências usadas nesse texto são :





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua critica e sua ideia! estamos na busca constante da evolução e sua participação 'e fundamental!